quarta-feira, 30 de março de 2011

Contra a Redução de Áreas de Preservação

Foto: Júlio Cecílio



O Senador Rodrigo Rollemberg, presidente da da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), afirmour que vê com muita preocupação a proposta de redução das áreas de proteção permanente de 30 para 15 metros, prevista no relatório do deputado Aldo Rabelo.


Ainda segundo Rollemberg, além da proteção aos rios, as matas ciliares tem papél na polinização - o que também ajudaria à a produtividade agrícola. Entende que a diminuição das margens de proteção trará impactos negativos tanto ao meio ambiente quanto à produção de alimentos.

 "Todos os rios começam pequenos. Se afetarmos os pequenos rios, vamos  gerar impactos nos médios e grandes rios. Por precaução, é melhor manter os 30 metros, excepcionando os casos especiais", afirmou .

Para o nosso Senador, o Brasil deve tratar a questão agrícola e ambiental de forma estratégica, criando condições  para que o agronegócio se desenvolva concomitantemente à preservação de seu patrimônio genético. Disse ainda que o novo Código Florestal deve objetivar dar tranquilidade e segurança jurídica aos produtores rurais,  com os olhos voltados para o futuro e sempre  na busca da sustentabilidade dos biomas nacionais.

Além disso,  Rollemberg defende a implantação de uma legislação sobre pagamento por serviços ambientais, com a finalidade de compensar e incentivar as pessoas que fazem esses serviços. "Aqui no Congresso Nacional podemos dar nossa contribuição, elaborando orçamentos voltados ao planejamento e ao desenvolvimento da agroenergia e à formatação de pesquisas que permitam o desenvolvimento sem degradar o patrimônio ambiental".

Nenhum comentário:

Postar um comentário