terça-feira, 28 de junho de 2011

As Questões Educacionais Discutidas nas Segundas Socialistas


 Conforne anunciado, o projeto Segundas Socialistas discutiu na última segunda-feira  as questões educacionais do Distrito Federal. As deficiências no atual sistema educacional do DF e as metas propostas pelo GDF para o setor foram o foco do debate realizado ontem, 27/06. Tendo o maior público de todas os debates já realizados, a secretária de educação do DF, Regina Gracindo, e os senadores Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque (PDT-DF) traçaram desafios em busca de uma educação de qualidade.

Regina Gracindo apresentou aos presentes o projeto Escola do Cerrado, idealizado pelo GDF. A expectativa é a de  transformar a educação do DF por meio de 13 eixos prioritários de trabalho. Entre estes, o fortalecimento da educação integral, da gestão democrática da educação, da valorização dos professores e da inclusão na educação a partir da democratização da alimentação escolar. “Nossa educação não pode ser pensada como coisa de mercado, mas como direito de todo cidadão. Queremos qualidade na educação, de forma diferenciada e reverenciada por outras esferas sociais”, ressaltou Regina Gracindo.

O senador Cristovam Buarque falou sobre os desafios do socialismo, a partir do posicionamento político da juventude.  “Nossos jovens não estão se mobilizando nem por indignação”, afirmou o ex-governador. Na avaliação do senador, a revolução esta na educação e na saúde igualitárias. São esses, em sua opinião, os mais eficazes motores sociais. “Um País onde esses dois setores não são iguais para todos não é uma nação decente”, afirmou Buarque.

Para o senador Rodrigo Rollemberg é mister mudar o paradigma e a forma como nossa sociedade pensa a educação e o seu papel no desenvolvimento social, econômico e tecnológico. “O maior desafio do Brasil é transformar dinheiro em conhecimento, conhecimento em riqueza, e fazer com que essa riqueza seja repassada para todos os setores da sociedade”, disse.

Na avaliação do nosso senador, o Brasil tem condição privilegiada na inovação tecnológica, mas precisa enxergar isso o quanto antes. “É muito importante aliar a questão do conhecimento e da inovação tecnológica à produção industrial do País. Somente o Brasil tem capacidade, em curto espaço de tempo, de fazer essa transformação, mas é preciso pensar rápido e de forma concreta”.

RECESSO

Após sete edições quinzenais, o projeto Segundas Socialistas entrará em recesso, retornando seu ciclo de debates em agosto. O trabalho realizado pelo PSB-DF foi destacado pelo senador Rodrigo Rollemberg. Para ele, a democratização da informação é papel de todo partido político e deve ser encarado como compromisso permanente. “A participação crescente dos filiados e da população demonstra o interesse do cidadão em discutir as questões da cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário