quarta-feira, 8 de junho de 2011

Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal


Com o objetivo de nortear as ações do GDF no que tange ao setor rural, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF,  juntamente com a EMATER-DF e da CEASA-DF,  realizou, nos dias 2 e 3 de junho, a I Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do DF.

Com a presença de 240 produtores rurais das diversas cidades-satélites e da região metropolitana, o PSB-DF esteve representado no evento pelo senador Rodrigo Rollemberg, pelo deputado Joe Valle,  e pelos presidente e  vice-presidente da CEASA –DF, Júlio Menegotto e Guarda Janio, além do anfitrião da conferência, o secretário de Agricultura Lúcio Valadão.

Para o secretário de Agricultura, o GDF só pode traçar suas linhas de ação se conhecer as peculiaridades de cada demanda. E nisso,  a participação dos trabalhadores é de extrema importância.. “Precisamos proporcionar qualidade de vida aos trabalhadores rurais: saúde, educação e segurança são direitos de todos. E abastecer o DF com alimentos é tão importante quanto fornecer subsídios básicos para que o meio rural se desenvolva, aumentando a produção no campo na medida certa”, lembrou Lúcio Valadão.
 
Presente na abertura oficial, o Governador Agnelo Queiroz disse que este encontro teve um significado especial para o governo, pois para ele  o governo tem o compromisso de ouvir a sociedade ao formular políticas públicas. Agnelo disse ainda que  o GDF pretende desenvolver na nossa capital uma agriculura que seja reconhecida por seu respeito ao meio ambiente.

Para o senador Rodrigo Rollemberg, a discussão com a comunidade é fundamental para elaborar qualquer política pública afinada com a realidade do campo. “É preciso melhorar a vida da população rural, oferecendo segurança, saúde, transporte e educação de qualidade”.

Rollemberg destacou ainda o potencial do Distrito Federal para ser exemplo de agricultura sustentável. “No momento em que se discute o Código Florestal, o DF precisa ser vanguarda em unir desenvolvimento agrícola e preservação ambiental”,  ele que é o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário