segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mesa Redonda Discutirá Transparência Pública


Nesta terça-feira, 17/04, acontecerá na Câmara Legislativa uma mesa redonda com o tema "O Poder Público, a sociedade e os mecanismos de transparência e controle social no aprimoramento da gestão pública”. Participarão das discussões o deputado Joe Valle; Carlos Higino, secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal; José Antonio Moroni, representante do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e o representante da Coordenação do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA), Vitor Silva Alencar.

Com ínicio as 14h00, o evento realizado pela CLDF  visa possibilitar a discussão sobre os mecanismos de transparência e controle social no âmbito da Capital Federal.

Ainda na mesma data, mas a partir das 9h00, acontecerá uma palestra com o Dr. Denilson Coêlho, professor do Instituto de Ciência Política da UnB, com o tema "Transparência e Controle Social: contribuições para o exercício da cidadania".

Ambas realizações são abertas ao público, cuja participação necessita inscrição através do endereço www.cl.df.gov.br/cldf/escola-do-legislativo.

PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO MANDATO

Foto: Francisco dos Santos


Na última quinta-feira, o Deputado Joe Valle lançou seu portal específico para que o cidadão possa acompanhar todas as ações de seu mandato. Nele, além de se obter informações sobre a destinação da verba indenizatória, gastos com o gabinete e aplicação de recursos das emendas parlamentares, o interessado também pode acompanhar as proposições e projetos apresentados, com acompanhamento de sua tramitação. Ao construir o portal, Joe Valle realizou intensa pesquisa junto a representantes de órgãos fiscalizadores do governo, da sociedade organizada e de gestores públicos. 

Atualmente a Câmara Legistiva divulga um resumo geral dos gastos de cada parlamentar, sem especificar detalhes sobre onde e como foram aplicados os recursos públicos. "Isso é pouco", diz Joe Valle. Para ele, se uma das prerrogativas do Poder Legislativo é o de fiscalizar o Poder Executivo, então é um dever e obrigação de cada parlamentar divulgar todos os gastos na execução de seu mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário