sexta-feira, 22 de julho de 2011

GDF Subsidia Assentamento Para Elaboração de PDA

 
 
 
com informações da assessoria da SEAPA
 
Representantes do Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MATR) estiveram na última terça-feira, 19, na Secretaria de Agricultura-DF para firmar o apoio do governamental na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) do Monjolo, localizado em Planaltina-DF. 

Usado como fonte de informação para a implementação de políticas públicas na comunidade, o PDA aponta as condições de solo, clima, vegetação e água. Além disso, a estruturação do assentamento, distribuição dos lotes, condições de moradia, localização das estradas e das áreas de reserva legal, o acesso à educação e saúde e as atividades econômicas a serem desenvolvidas, também são norteados pelo  Plano.

Para dar mais agilidade ao processo, a Secretaria de Agricultura e a EMATER irão subsidiar a comunidade na elaboração do PDA, observando a diversidade compreendida pelos diferentes biomas existentes, com destaque para os aspectos sociais, econômicos e ambientais. A elaboração do PDA contará tambem com o apoio do INCRA, na pessoa de seu presidente, Marco Aurélio da Rocha e da Universidade de Brasília, através do professor Flávio Pereira.

Para o secretário Lúcio Valadão “é fundamental a elaboração do PDA para adquirir o licenciamento ambiental, através do qual será possível captar recursos públicos. Isso vai garantir que eles possam desenvolver os projetos e proporcionar a auto-suficiência das famílias. Esse é nosso compromisso quanto governo”.

José Guilherme Tollstadius, presidente da EMATER ressaltou que vai organizar a demanda para que os extensionistas da empresa iniciem  assistência àquela comunidade. “Na próxima reunião já vamos apresentar à comunidade esses técnicos que vão subsidiá-los na elaboração do Plano”, assegura o presidente.

O morador do Monjolo e representante do  MATR, Antônio Júlio da Silva, disse que as famílias precisam sobreviver do trabalho desenvolvido na região. “Nós trabalhamos é pelo coletivo, o bem comum da comunidade. Há muito tempo tentamos regularizar o assentamento, e só agora, com a política de apoio do governo, é que estamos sendo contemplados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário