sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Produção Orgânica e a Ampliação de Seu Mercado no DF

Com informações do PSB-DF
Produtores de orgânicos do Distrito Federal estiveram reunidos na Secretaria de Agricultura nesta terça-feira, 12/07,  para discutir com o GDF políticas públicas para o desenvolvimento do setor no DF. Mais de 15 produtores  estiveram presentes e explanaram aos membros do governo os desafios que envolvem a produção orgânica.. Tantos, que os desestimulam. O deputado Joe Valle - que também é produtor orgânico -  participou do encontro.

Roberto Carneiro, da EMATER-DF, mostrou a realidade dos produtores no DF e apresentou os projetos que o órgão desenvolve para ampliação da produção local. Projetos que visam, sobretudo, o combate à fome,  redução da pobreza e que visam a melhoria dos padrões alimentares da população.  “Para ampliação desse mercado, o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão são fundamentais, uma vez que os acertos vieram à base de muitos erros e sofrimento”, disse Carneiro.

Produtor de orgânicos há mais de uma década, o deputado Joe Valle se colocou à disposição para a construção de uma Brasília sustentável, com mais pessoas consumindo orgânicos, com mais qualidade de vida. “Queremos que o bem estar das pessoas e a geração de emprego e renda estejam intimamente ligados. Serão mais famílias produzindo alimentos saudáveis”, enfatizou Joe Valle.

Outro ponto levantado é a necessidade de aproximação com a Secretaria de Educação do DF. Hoje, 30% dos alimentos consumidos nas escolas públicas devem ser fornecidos por agricultores familiares, e de preferência orgânicos. Mas devido à sazonalidade não é possível colher determinadas culturas durante o ano. Por isso a importância de que o cardápio da merenda escolar seja elaborado de acordo com o calendário de cada cultura. Explicando: Muitas vezes o produtor se habilita a entregar determinada hortaliça para as escolas, porém, devido aos trâmites administrativos, quando a compra é liberada a colheita da época já é outra, o que impossibilita o cumprimento do acordado.

O secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, afirmou que muitos são os desafios e o crescimento do setor só ocorrerá com o envolvimento de todos os setores da cadeia de produção. “Percebemos que o processo de certificação, o acesso aos mercados e os insumos, e a disseminação de orgânicos são os principais gargalos. Agora vamos convergir tudo isso em um planejamento para transformar Brasília na capital orgânica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário