quarta-feira, 12 de outubro de 2011

IICA Contrata Estudo Para Recuperar Canal do Núcleo Rural Santos Dumont

 
 
 
 
com informações da Assessoria de Imprensa da Seagri-DF

O Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) tornou pública a contratação de pessoa jurídica para elaboração de estudos visando melhorar o sistema de abastecimento de água para irrigação do Núcleo Rural Santos Dumont. O Edital foi publicado no jornal Correio Braziliense ontem,  terça-feira, 11/10.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), em parceria com o Ministério da Integração Nacional  por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), pretende apoiar o produtor rural promovendo políticas de desenvolvimento sustentável.  A recuperação de canais de irrigação é uma das principais ações da Seagri para fomentar a produção agrícola com o uso eficiente e racional da água.

A recuperação do canal, localizado em Planaltina-DF, é uma reivindicação da Associação dos Usuários de Água do Canal Santos Dumont (Assuágua), que representa 84 chácaras e que há anos sofrem com problemas de escassez de água na estação seca. Os problemas se intensificaram com a captação de água pela Caesb para abastecimento da população de Planaltina e Sobradinho utilizando as águas do ribeirão Pipiripau, resultando na redução das cotas de captação dos produtores e, consequentemente, prejuízo das lavouras. Com as obras, as perdas  devido às infiltrações, vazamentos e comportas destruídas serão eliminadas, aumentando-se a oferta do recurso natural em quantidade suficiente para atender a 80 mil pessoas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário