quinta-feira, 15 de setembro de 2011

No Dia do Cerrado, Projeto Que Protege Nossas Águas é Aprovado

Rio Preto


A CLDF aprovou ontem, 14/09,  em segundo turno, o PL 19/2011 de autoria do Deputado Joe Valle,  que institui o Plano de Proteção, Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da bacia do rio São Francisco no DF. “Vivemos no DF uma situação crítica de pré-colapso de água, já se fala em captação do Lago Paranoá para consumo humano, portanto é nossa obrigação enfrentar esta questão com prioridade”, afirmou Joe Valle.

Reapresentando projeto de autoria original do ex-deputado Chico Floresta, este agora segue para a sanção do  governador Agnelo Queiroz. Pelo projeto, caberá ao GDF criar meios de proteção à bacia do Rio Preto -  um dos mananciais que ajudam a formar o "velho Chico". Caberá ainda ao GDF  promover medidas de proteção das nascentes de todos os rios do Distrito Federal, além de implantar uma política ambiental voltada às comunidades. Também esta previsto a obrigatoriedade do GDF proceder a  realização de um inventário hidro-geológico do Distrito Federal, além de um balanço sobre a disponibilidade de recursos hídricos e as demandas futuras. Joe Valle também sugere ao GDF analisar propostas para estabelecer metas de uso racional da água. ”O consumo consciente e racional da água deve ser prioridade de qualquer Governo”, sustentou o parlamentar.


Rio Preto


O crescimento desordenado  e as ocupações irregulares do solo provocam erosão, assoreamento e desmatamento nas áreas de preservação permanente e de nascentes. Para Joe Vale, "faz-se necessário que toda a sociedade se mobilize para cobrar ações que promovam a proteção da nossa maior riqueza, que é a água" e que “é preciso priorizar este debate, pois o que esta em jogo é o futuro das próximas gerações.”




Outro grande problema que afeta a oferta de recursos hídricos no DF é a contaminação de vários córregos e riachos  pelo despejo de esgoto doméstico, principalmente nas regiões como Taguatinga, Ceilândia , Gama, Paranoá e PLANALTINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário