sábado, 3 de dezembro de 2011

Entrega de Documentos Garante Direitos à Familias Assentadas



com informações da assessoria de imprensa da Seagri-DF
Famílias receberam da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)  e das mãos do Deputado Joe Valle os documentos assinados pela Terracap que garantem moradia aos agricultores familiares da Fazenda Grotão, localizada atrás da Embrapa Cerrados em Planaltina-DF.  A solenidade ocorreu na manhã de ontem, sábado, 03/12.

Para entender a situação, desde 1996 existem 38 famílias assentadas na região da Fazenda Grotão. Dessas, 21 passaram a sofrer - desde 2005 -  pressão para que deixassem o local. Segundo a Terracap,  a área ocupada pertence ao GDF, todavia, segundo mapa topográfico feito por terceiros e que faz parte do processo em andamento na justiça, parte desta área pertence à Fazenda Sarandi, uma propriedade privada. A crescente expansão da região tem sido o principal motivo de conflitos.
Durante a solenidade, o Deputado Joe Valle destacou que a terra é um direito do ser humano e deve pertencer ao legítimo ocupante que dela vive. Destacou ainda que suas emendas, propostas na Câmara Legislativa do DF, são voltadas para melhorias da área rural do Distrito Federal. Para Joe,  “valorizando quem vive no campo aumentaremos a qualidade de vida dessas pessoas e incentivaremos, cada vez mais, sua permanência na área rural”.

De acordo com o secretário Adjunto de Agricultura, Nilton Guimarães, a Seagri envidou esforços para a emissão dos documentos que foram entregues e que os mesmos garante a permanência dessas pessoas.

Um dos beneficiados, o agricultor familiar Cícero Bezerra destaca a importância dos documentos entregues. "Agora com esse documento vamos ficar mais seguros, pois estamos dentro da lei”, comemorou. Outro motivo a se comemorar é que dentro da legalidade os serviços públicos começam a chegar até a localidade. O primeiro deles é a coleta do lixo e outros vários logo farão parte do cotidiano daquelas pessoas.

Durante o evento, o presidente da Associação dos Moradores do Sítio Novo disse que a Siagri tem demonstrado total interesse e tem dado total apoio na busca de resolver os problemas das diversas comunidades rurais do Distrito Federal. Aproveitou para agradecer também ao empenho do Deputado Joe Valle na busca de soluções.


No destaque Luis Boa , Moisés Marques e Joe Valle


Joe Valle congratulou-se com a gestão do companheiro do PSB Moisés Marques (sub-secretário de regularização fundiária) e disse ser testemunha do número de elogios que tem ouvido sobre suas ações, principalmente no que se refere em buscar soluções para as mais diversas demandas apresentadas pelo setor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário