terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Programa Produtor de Água Beneficiará Ribeirão Pipiripau




Representantes de 13 instituições (federais, distritais e de ONG's - assinaram na última quinta, 1º de dezembro, acordo de cooperação técnica que implantará o programa Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau. O acordo terá a duração de 10 anos, com investimentos de R$ 40 milhões. A bacia do ribeirão Pipiripau localiza-se na divisa do Distrito Federal com o município de Formosa (GO) e ocupa uma área total de 23.527 hectares. O ribeirão é responsável pelo abastecimento de água de Planaltina e Sobradinho.

Tanto o Distrito Federal como parte de Goiás serão contemplados e programa objetiva remunerar aqueles produtores que venham a adotar boas práticas de preservação ambiental. Cerca de R$ 10 milhões serão destinados exclusivamente para o pagamento de serviços ambientais prestados por produtores rurais, tais como o plantio de matas ciliares, a proteção das nascentes e ações contra a erosão. Qualquer agricultor ou pecuarista que possua propriedade na bacia poderá inscrever-se no programa.

Lúcio Valadão, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, disse que há anos os produtores daquela região vem tentando participar de um projeto como este, que trará como benefício mais visível a melhora da qualidade de nossas águas e a preservação deste inestimável bem. Outras melhorias serão a redução da erosão e da sedimentação, adequação ambiental das propriedades rurais e uma melhor oferta de água na região, principalmente no período de seca. 
O projeto também destinará recursos para serem aplicados na restauração florestal, conservação de solo e a recuperação do Canal Santos Dumont - utilizado pelos moradores da região e por agricultores.

Presente na solenidade, o Deputado Joe Valle, que é produtor rural, ressaltou que o projeto é exemplar para que Brasília possa assumir sua vocação de vitrine para o país. Para ele, são projetos como este - que mostram a importância da preservação ambiental - que demonstraram a preocupação cada vez maior de quem vive no meio rural para com os que vivem nas cidades.

Para saber mais sobre o programa Produtor de Água, acesse AQUI a página da Agência Nacional de Águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário