sábado, 11 de fevereiro de 2012

Consórcio Para Manejo de Resíduos Sólidos Tem Criação Aprovada



Foi aprovado pelo GDF nesta sexta-feira, 10, o protocolo que irá criar o consórcio público da Ride (Região Integrada do Entorno do Distrito Federa). Este consórcio será o responsável pela administração da coleta de resíduos sólidos do Distrito Federal e das cidades vizinhas do Goiás e de Minas Gerais. Na reunião, o Governo do Distrito Federal apresentou uma nova redação do protocolo aos representantes das cidades do entorno, o que gerou alguns protestos. Alguns municípios goianos sentiram-se desconfortáveis pela iniciativa do DF de dar nova redação ao protocolo - originalmente feito em 2010 - pois seu texto original já havia sido encaminhado às câmaras municipais e esta em processo de aprovação pelos vereadores.

Porém, os representantes do Governo do Distrito Federal garantem que as mudanças na redação não alteram o conteúdo acertado em 2010 e a iniciativa das alterações se deu com o objetivo de acelerar o processo burocrático. Com a nova redação, o GDF pode iniciar o projeto de formação do consórcio independentemente da definição do Governo de Goiás de participar do empreendimento.

A criação do consórcio é vital para inserir o DF e seu entorno na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o fim dos chamados lixões e a instalação de aterros sanitários com rigoroso controle ambiental. A PNRS estabelece que os municípios têm até agosto de 2014 para eliminar os lixões e implantar aterros sanitários, que receberão apenas rejeitos que não podem (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). Estados e municípios têm até agosto deste ano para elaborar seus Planos de Resíduos Sólidos e continuar a ter acesso aos recursos do Governo Federal destinados para tal fim.

No âmbito da Câmara Legislativa, A Frente Parlamentar Ambientalista do DF, coordenada pelo Deputado Joe Valle, tem desenvolvido uma série de eventos a fim de se discutir os problemas no âmbito ambiental. Em abril do ano passado, foi realizado o Seminário "Política Nacional de Resíduos Sólidos: Oportunidades e  Desafios para a Política Distrital". Já no mês de junho realizou-se o Seminário “A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Indústria da Construção” , onde se buscou encontrar caminhos que contribuiam para a criação dos planos de gestão de resíduos sólidos de nossa Capital.  Em novembro, foi a vez dos Seminário sobre "Economia Verde" e o "III Seminário de Agroextrativismo no Cerrado". Especificamente em nossa cidade, no mês de dezembro/2011 foi realizado um debate junto com a comunidade sobre a implantação da coleta seletiva de lixo em Planaltina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário