quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Programas Pretendem Inserir o Produtor Rural e Aumentar Sua Renda




Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com apoio da Emater e da Ceasa, o Sistema Agricultura, composto de 14 programas, tem como principal meta a inclusão socioprodutiva dos trabalhadores rurais, levando mais renda e oportunidades aos homens do campo do Distrito Federal. A estruturação de cada um dos 14 pojetos contará com a participação várias instituições parceiras e terão quatro eixos principais: 1) negócios no mercado governamental; 2) mercado convencional, mercado diferenciado e inovações tecnológicas e sociais; 3) aprovação de Leis que criam o Fundo de Aval e o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura; 4) Portaria que flexibiliza as exigências para licenciamento ambiental em propriedades rurais.

Desa forma, foi realizado ontem ( 07 de fevereiro), no auditótio José Irineu da Sede da Embrapa, o I Fórum de Construção de Estratégias Para Inclusão Socioprodutiva. Com a presença de cerca de 300 pessoas,  Produtores, representantes do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal, Organizações Não-Governamentais e especialistas debateram formas de erradicação da pobreza no campo e a inclusão dos agricultores no mercado de comercialização/distribuição de seus produtos.



O Fórum realizado ontem é o primeiro de um total de três módulos. O segundo módulo será realizado no próximo sábado, 11 de fevereiro, e o terceiro esta programado para o dia 29 de fevereiro.


Governador Agnelo Sanciona Lei.

Durante a realização do Fórum, o Governador Agnelo Queiroz sancionou o Projeto de Lei nº 684/2011, de autoria do Executivo,  que cria o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura. Tendo um papel de destaque na aprovação da referida Lei ao relatá-la favoravelmente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa, o Deputado Joe Valle falou aos presentes sobre a importância da mesma: "“Brasília sai na frente com a aprovação desse projeto que vai resultar em geração de renda e melhoria de qualidade de vida para o produtor".



Basicamente o programa visa incentivar e fortalecer a agricultura familiar, possibilitando aos agricultores sua inserção nas esferas econômica e social. Joe Valle destacou também que o programa promoverá o fortalecimento dos sistemas de segurança alimentar do governo, que priorizam pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário