sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sancionada Lei Que Dará Fim às Sacolas Plásticas





Foi publicada ontem do Diário Oficial do Distrio Federal a Lei Distrital 4765 de autoria dos deputados Joe Valle e Cristiano Araújo (PDT). Agora, a Secretaria do Meio Ambiente tem 90 dias para regulamentá-la,

Pela Lei, fica estipulado o prazo de 1 ano para que ocorra a total substituição das sacolas e sacos plásticos do comércio do Distrito Federal.  O prazo de 12 meses é o período dado para que os estabelecimentos comerciais e a sociedade como um todo possam tomar as medidas necessária para adaptação. Passado esse período, as empresas e instituições que desrespeitarem a norma poderão ser advertidas, ter as sacolas apreendidas e serem multadas em até R$ 1 mil. Em caso de reincidência, o valor da penalidade dobrará.

O fim das sacolas plásticas é bem recebido por ambientalistas e pelos pesquisadores em sustentabilidade.  Para eles, as pessoas sabem pouco sobre o que acontece após o descarte das sacolas contendo o lixo da casa. Além de poluir o solo dos lixões, as sacolas também vão parar em rios e oceanos, entopem bueiros e contribuem para as enchentes e alagamentos.

Para Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, sociedades que têm a sustentabilidade como meta não podem incentivar a cultura dos bens não duráveis, a exemplo dos sacos plásticos. “A sacola plástica não cabe em um futuro sustentável, basicamente porque é um produto descartável, que tem que ser produzido diariamente, e que utiliza matéria-prima, energia e água, todos recursos escassos e muito caros”, explica, acrescentando que "atitudes como a escolha de uma sacola reutilizável têm um impacto enorme"
 
Por ano, no Brasil são descartadas 14 bilhões de sacolas e fazer essa conscientização cabe a toda a sociedade: empresários, consumidores, governos, escolas e a sociedade civil organizada.

Acessando este LINK o leitor poderá ler artigo de autoria do Deputado Joe Valle sobre as sacolas plásticas e sua interação com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário